SINDHOSPI realiza I Encontro de Administradores das Empresas de Saúde
Dra. Raquel Vilar - vice-presidente do Sindhospi

Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) promoveu o I Encontro de Administradores das Empresas de Saúde, que aconteceu no auditório do Hospital de Olhos Francisco Vilar. A reunião teve como intuito ampliar o diálogo e conhecer os administradores de empresas do setor da saúde, além de esclarecer sobre as novas regras relacionadas ao pagamento de contribuições sindicais laborais.

Durante o encontro, a vice-presidente do Sindhospi, Dra. Raquel Vilar, comentou sobre a importância das empresas se filiarem ao Sindicato. Ela revelou que apenas 70 clínicas são atualmente filiadas à entidade. “Depois da Construção Civil, a Saúde é o setor que mais tem funcionários. Nós agregamos muito mais valor à economia da capital. Sem o fortalecimento do Sindicato, não conseguimos manter os serviços e crescer. Se tivermos um Sindicato mais forte poderemos pleitear as mudanças que Teresina precisa”, explicou.

Joseane Monteiro Lins, funcionária do Sindhospi responsável pelo contato com as empresas de saúde, destacou que o Sindicato é atuante e tem respaldo para dialogar com o poder público em busca de melhores condições para a categoria. “O Sindicato não está parado. A gente vem trabalhando constantemente e estamos sempre à disposição”, afirmou.

O advogado do Sindicato, Dr. Thiago Brandim, esclareceu aos participantes do Encontro sobre as mudanças trazidas pela Medida Provisória N ° 873/2019.   As contribuições, que deixaram de ser obrigatórias após a Lei da Reforma Trabalhista, agora só poderão ser descontadas com prévia autorização escrita e individual do empregado. De posse da autorização prévia do empregado, os sindicatos agora ficam responsáveis pelo encaminhamento dos boletos para pagamento.

“A medida mudou de forma significativa a maneira como serão tratadas as contribuições. Os sindicatos terão que se organizar cada vez mais para ter essa confiança do empregado e ele continue a contribuir mensalmente. No âmbito patronal, eu acredito que não teremos maiores dificuldades para que as empresas caiam em si sobre a necessidade de manter o sistema. Porque se a situação já está difícil, sem um sindicato forte e atuante, com certeza teremos problemas maiores. Sem essas contribuições o sindicato não sobrevive”, reforçou Thiago.

O coordenador de negociações trabalhistas e consultor de política salarial do Sindhospi, Antônio das Neves, encerrou o I Encontro de Administradores da Empresas de Saúde abordando a questão da política salarial na área da saúde privada do Piauí.